Problemas alimentares na doença de Alzheimer: o que fazer quando o paciente não quer comer?

Como melhorar a situação de um paciente que não quer comer???





- Incentive algum exercício antes da refeição

O exercício pode fazer a pessoa sentir fome. Pessoas com Alzheimer podem fazer exercícios.

É relevante lembrar que: um “simples” banho já pode ser uma atividade motora para o paciente, uma forma de gastar energia e ajudar a sentir fome.

- Monitorize a interferência das medicações.

Alguns medicamentos interferem com o apetite. Leia sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que o paciente está a tomar. Discuta com o médico a falta de interesse em comer, pois a partir disto o profissional pode precisar alterar a medicação.

- Aplique-se no cardápio do paciente.

Qualquer pessoa se sente estimulada a comer quando está diante dos seus sabores preferidos. Sendo assim, o seu conhecimento sobre as necessidades nutricionais e sobre os “pratos preferidos” pode ser uma combinação perfeita.

Um Nutricionista é essencial para saber se o que o paciente está a comer é suficiente ou se ele precisa de algum complemento alimentar.

- Fique atento a quem está a dar a refeição.

Observe se paciente com Alzheimer não gosta da pessoa que o está a alimentar (ou está numa fase difícil com esta pessoa – o que pode acontecer), pois a recusa em se alimentar pode não ter relação com o alimento, mas com quem o está a oferecer. Se for preciso, tente uma pessoa diferente para oferecer a alimentação!

- Reduza distrações no ambiente em que ocorrem as refeições.

Preste atenção se o processo de alimentar o paciente não está a ser prejudicado por distrações nesse contexto. Uma TV ligada, uma conversa paralela ou uma pessoa que está por perto pode ser o motivo de distração. Lembre-se que o que para si pode não ser uma distração, para a pessoa com Alzheimer pode ser!

- Evite os alimentos muito quentes ou muito frios, uma vez que podem ser desagradáveis.

É sempre necessário verificar a temperatura dos alimentos e tentar fazer a relação entre esta e a recusa de comer.

- Alimentar o paciente com estímulos associados.

Tente dar ao paciente pequenas colheradas e enquanto isso, cante com ele, faça perguntas, crie um momento de diversão que pode ajudar na hora da alimentação. Leve a pessoa a sorrir ou a falar para que a boca se abra e você possa aproveitar e colocar um pouco de comida na boca. Claro que precisamos de delicadeza enquanto fazemos isso, lembre-se que isso é uma ajuda para introduzir o alimento, não é para forçar o paciente a comer e criar uma situação de stresse.

- Use utensílios adaptados.

Pode ser que precise usar talheres menores, copos com alças e outros utensílios adaptados. Um terapeuta ocupacional pode ajudar a definir o que é necessário a partir de uma avaliação do processo de alimentação.

- Monitorize a mastigação e a deglutição.

A mastigação e a deglutição podem ser afetadas ao longo da progressão da doença de Alzheimer. Pode ser necessário dar instruções sobre quando mastigar e quando engolir.

Fonte: http://www.reab.me/problemas-alimentares-na-doenca-de-alzheimer-o-que-fazer-quando-o-paciente-nao-quer-comer/